quinta-feira, 3 de julho de 2014

Plano de aula - Sistema operacional Linux.


Tema:
  • Animais.
Ano de aplicação:
  • 3° ano.
Recurso:
  • Computadores com o sistema operacional da Linux Educacional 5.0.
Objetivo:
  • Aperfeiçoar a motricidade fina, atenção e concentração através de um jogo para o aluno se interessar e ter um pouco mais de contato com a tecnologia durante a aula;
  • Desenvolver a escrita e a fala através de um pequeno texto para melhorar o rendimento do aluno em sala de aula.
Local:
  • Sala de informática.
Metodologia:
  • Vamos começar a aula indo para a sala de informática. Encaminharemos a primeira atividade, na qual o aluno vai jogar. Após isso, os alunos criarão um pequeno texto relacionado ao assunto.

Atividades:
  • KSnake: O jogo é composto por uma pequena cobra. Através das setas do teclado, o aluno deverá guiar a cobra até a comida, porém, terá que ter muito cuidado para a cobra não se bater em si mesma e nem nas paredes, caso contrário a cobra morre e o jogo acaba.
  • Texto: O aluno deverá criar um pequeno texto no “editor de textos”, relacionado ao assunto da aula. Terá que dizer o que achou do jogo e após isso dizer quais animais conhece, quais gostaria de conhecer e se tem animal de estimação. Se tiver, deverá que descrevê-lo. Se não tiver, deverá escrever se gostaria de ter ou não e justificar.
Autora do plano:
  • Elisa Calherrão.

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